Viagens Enogastronômicas

Viagem à região do Roquefort, das trufas e do açafrão

Ponte_Saint_Pierre_Toulouse_revista-enoestilo

Em território francês, numa rota menos conhecida e repleta de encantos, nas proximidades de roteiros tradicionais, descortina-se um cenário de prazeres do vinho e da gastronomia.
Um roteiro de descobertas, pouco usual para nós brasileiros e que vem de encontro, aos anseios dos apaixonados pela área enogastronômica:
Midi-Pyrénées ou como é traduzido para o Português Midi-Pirineus.

Midi-Pirineus é uma das 26 regiões administrativas da França e está situada no sudoeste, entre a região de Aquitaine, Bordeaux e Languedoc-Roussilon.   Veja o “mapa das regiões administrativas da França”.

Midi-Pyrenees-france-revista-enoestiloUma região de belezas naturais, berço do delicioso queijo Roquefort, a casa da apreciadíssima trufa negra e do famoso açafrão de Quercy, produtos reverenciados na culinária mundial. A região não economiza delícias emprestadas à gastronomia mundial: A famosa Cassoulet, o magret de canard, o foie grás, o aligot e tantos outros quitutes gastronômicos celebrados pelo mundo a fora, paixão de requintados chefes de cozinha.

Quercy-Terre-dArome-p

Trufas negras de Quercy  Açafrão de Quercy Queijo Roquefort
trufas-negras-quercy-revista-enoestilo safran-quercy-revista-enoestilo queijo-roquefort-revista-enoestilo

Apontadas como “o diamante da cozinha” e consideradas por muitos como afrodisíacas, as trufas tem a admiração dos chefes espalhados pelo mundo.

 

O apreciado pistilo da flor, conhecida como “safran” na França, chega a quase o preço da grama do ouro aqui no Brasil. Completamente diferente do nosso  açafrão da terra…
Leia mais…

Elaborado exclusivamente de leite cru de ovelhas, o queijo Roquefort tem uma período de maturação mínima de 3 meses. Um clássico na harmonização com…
Leia mais…

A região também é próspera em terroirs, que foram berços de uvas vitiviníferas,  hoje bem adaptadas na América do Sul e que tem suas origens, em cidades desta região administrativa, como as uvas Malbec de “Cahors” e as Tannat de “Madiran”. 

MP_CRA+IRQ+CRTComece a familiarizar-se com as muitas delícias regionais espalhadas pela região, muitas delas com apelação de origem controlada (as famosas A.O.P. francesas)  e várias, com indicações de procedência.
A primeira denominação de origem de queijo do mundo, chamada de A.O.P na França, é a A.O.P. Roquefort na região de Roquefort-sur-Soulzon, registrada em 1925.

Veja AQUI, o mapa da região Midi-Pyrénées completo com as indicações de origem de vinhos e demais produtos, com as apelações de origem protegidas A.O.P e outros mapas regionais.

Partindo de São Paulo, você tem mais possibilidades de rotas de chegada à Toulouse, já definindo  por qual cidade será sua entrada na Europa.

Entrada por:

  • Lisboa
  • Madri
  • Barcelona
  • Casablanca – Marrocos

Estas cidades  oferecem translado para Toulouse, e você poderá optar, de acordo com o roteiro de base, de sua viagem programada.

por Camila H. Coletti

Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle


teste-azeite-320-320

 

b-320-revista-eno-estilo-1cn5

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.