A uva Cabernet Sauvignon é autóctone da França
Em alguns textos sobre vinhos você poderá se deparar com uma citação: “Tal uva é autóctone desta região”. E o que isto significa?
Adotando como exemplo, algumas das uvas mais conhecidas aqui no Brasil, será comum ler que a uva Cabernet Sauvignon é uma uva autóctone de Bordeaux. Muito conhecida e plantada em praticamente no mundo todo, a Cabernet Sauvignon recebe o termo alóctone em todos os demais países onde cresce e oferece vinhos. Como assim?
A uva Cabernet Sauvignon é alóctone do Brasil
A uva é chamada de autóctone, quando cresce onde ela se originou. Será chamada de alóctone onde foi plantada posteriormente. Fica muito fácil de entender quando pensamos em idioma, os dois termos são utilizados em muitas áreas, dos idiomas à geologia. Quando os portugueses chegaram ao Brasil estavam aqui os índios, com os seus idiomas como o Guarani. Os portugueses colonizaram o país e o idioma que aqui ficou, foi o idioma vindo de Portugal. Assim o português NÃO é um idioma autóctone e sim um idioma alóctone, pois ele tem sua origem, primeira aparição como tal, em Portugal. Um idioma autóctone do Brasil é o Guarani, dentre outros indígenas.
No mundo todo existem catalogadas mais de 5000 uvas dentro da categoria das Vitis Viníferas, que é a categoria que nos interessa, no mundo dos vinhos finos. Há controvérsias quanto a este número, mas podemos adotá-lo como um referencial médio da vastidão desde universo.
Das uvas mais populares temos a uva Cabernet Sauvignon, e a Merlot como uvas autóctones da região de Bordeaux, na França. A uva Pinot Noir e a uva branca Chardonnay são autóctones da Bourgogne (Borgonha). Da Itália as famosas Sangiovese da Toscana e Nebbiolo do Piemonte.
Itália, Portugal e França detém um enorme número de castas autóctones, que foram identificadas pela primeira vez naquele território. Com o avanço das pesquisas genéticas mais recentes surgem dúvidas como o caso da Cabernet Franc que originariamente foi citada como autóctone de Bordeaux, tendo migrado posteriormente para Vale do Loire, mas que recentemente após algumas pesquisas,vem sendo citada com origem no País Basco.
A imensidão de informações neste campo de uva autóctone é vastíssima. Este campo de uvas, sua genética e origem estará sempre aberto às pesquisas, e às mudanças que elas possam desencadear. Nada é definitivo.
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «