O queijo Roquefort é uma mistura de delicadeza e força que combina a genialidade da natureza com a inteligência do homem. Um típico produto de terroir.
A origem do queijo Roquefort
Com uma história de paixão que sugere a sua descoberta, o queijo Roquefort é clamado mundialmente. Diz a lenda que um pastor teria esquecido o seu lanche, uma coalhada de leite de ovelha, em uma das cavernas de Cambalou, na França, para cortejar uma bela mulher. Meses depois acabou retornando ao local e aquela coalhada havia se transformado em algo delicioso que ele apreciou, teria sido este então, o primeiro queijo Roquefort.
Seguramente existem menções ao queijo com a data de 1070 e em 1411, Charles VI concedeu o monopólio de sua produção à região de Roquefort-sur-Soulzon, que fica no departamento de Midi-Pyrénnés, França, região que foi reconhecida e demarcada recebendo a qualificação de AOC em 1925 o queijo Roquefort ostenta o marco de ter sido o primeiro queijo a obter o registro de Apelação de origem controlada AOC. Hoje devido ao acordo e regras da comunidade comum europeia, adotou-se a sigla AOP ’Appellation d’Origine Protégée.
O Queijo Roquefort
O queijo Roquefort é elaborado somente de leite cru de ovelhas (brebis em francês) da espécie Laucane e a presença do fungo “Penicillium roqueforti”.
O queijo, classificado na categoria de “azul” é branco com veios azulados ou para alguns em tons de esmeraldas, tem aroma intenso, apresenta umidade, não tem casca e é levemente salgado.
É elaborado em forma de cilindro, pesando cerca de 2,5kg a 2,9kg que passa por um período de maturação mínima de 3 meses, incluindo pelo menos 14 dias de maturação, nas tradicionais cavernas naturais de Roquefort, onde reside uma boa parte do segredo e exclusividade do produto.
Ficou curioso, sobre como as cavernas de Cambalou acabaram sendo responsáveis por boa parte do segredo do queijo Roquefort?
A Revista Eno Estilo também e estamos elaborando uma pesquisa e matéria a respeito.
Logo mais, as misteriosas cavernas de Cambalou e sua ação sobre o queijo Roquefort.
Mas e as harmonizações com vinho?
Leia 14 sugestões clássicas e regionais, as mais utilizadas na França:
Harmonizando queijos: Roquefort com vinho
por Camila H. Coletti