A lenda do “Gallo Nero”,
o simbolo de um dos mais famosos vinhos da Toscana.
Conta a lenda do “Gallo Nero” que há cerca de 400 anos, uma determinada região na Toscana brigava constantemente por terras, na tentativa de estabelecer suas fronteiras e definir os vinhedos de cada região. Cada um deles teria milhões de motivos para determinar que tinham mais terras do que o que lhes cabia. Assim o tempo passava e nada ficava decidido entre os povos das regiões envolvidas Siena e Florença.
Cansados de tanto desgaste, alguém teria sugerido uma disputa que definisse este impasse. Cada cidade deveria selecionar um cavaleiro que os representasse. Na madrugada, quando o galo cantasse, este seria o sinal da largada, cada um dos cavaleiros sairia em direção a outra cidade. O ponto onde os dois se encontrassem este seria o ponto limite dos territórios.
Assim aconteceu. Os habitantes de Siena selecionaram um galo branco, forte e muito bem cuidado para acordar seu cavaleiro. O povo de Florença escolheu um galo negro “gallo nero” para anunciar o amanhecer e colocar o seu cavaleiro na estrada. No entanto, a lenda diz que o povo de Florença teve a capciosidade de selecionar um galo subnutrido, fraco e faminto para a tarefa, acreditando que devido a fome, cantaria mais cedo. Acertaram em cheio e o “Gallo Nero” acordou o cavaleiro de Florença antes do dia amanhecer. Assim as fronteiras de Florença foram extendidas. Os cavaleiros encontraram-se a 12 km de Siena, na região de Castellina.
A região do Chianti Clássico
A região do Chianti Classico foi estabelecida em 1716 na região que engloba parte de Florença e parte de Siena. O Chianti Classico é um dos mais conhecidos vinhos do mundo e o único que leva o selo com o Gallo Nero, facilmente reconhecido pelo consumidor. Tem em sua elaboração o predomínio da uva Sangiovese o mínimo de 80% dela e para os demais 20% pode ser usada além da Sangiovese, apenas uvas tintas, desde as autóctones Canaiolo Nero e Colorino, como as internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot. A região é demarcada e segue a regulamentação da denominação de origem Chianti Classico, bem como tem o simbolo criado pela lenda, do “Gallo Nero” no selo da garrafa.
Seria de fato lenda tal narrativa? Há quem acredite que o dito relato seja “vero”. Se é verdadeiro ou não, o fato é que, a suposta lenda é narrada de gerações em gerações colocando graça e curiosidade no caminho dos apaixonados por bons vinhos.
Leia no banco de vinhos analisados da revista Eno Estilo a análise de dois belos exemplares de vinhos da região do Gallo Nero do Chianti Classico:
Chianti Classico Gran Selezione Sergio Zingarelli
A revista Eno Estilo está repleta de novidades distribuídas em diversas sessões.
Saboreie sem moderação os nossos 6 canais de informação, nas áreas de vinhos e gastronomia. Desvende conosco os muitos segredos do mundo dos aromas e sabores.
Que tal encontrar um evento interessante para os próximos dias? Veja AQUI.
Quer escolher um bom vinho para enriquecer um momento a dois? Veja AQUI
Vai receber um grupo de amigos e precisa selecionar vinhos em uma faixa mais acessível de preço? Veja AQUI.
Hoje está pensando em uma cerveja bem geladinha? A revista traz as novidades. Veja AQUI.
Quer ficar por dentro de novidades na área Gourmet? Veja AQUI.
Gostaria de organizar uma viagem enogastronômica? Veja AQUI.
Conheça mais a revista Eno Estilo
Está organizando uma Viagem enogastronômica?
Conheça nossa área de mapas no tema vinhos e gastronomia
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «
© Desde 2014 – Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br
Todos os direitos reservados.