Você sabe onde e quando foi plantado o primeiro vinhedo do continente da América do Sul?
| Dica de vinho do dia
Pelo que temos informação acessível e aponta história da região, o primeiro vinhedo da América do Sul foi plantado nas primeiras décadas de 1500, pelos missionários espanhóis que vieram para a América.
Em 1535 com a fundação de Lima, no Peru, os missionários das igrejas recém construídas precisavam do vinho para a consagração na missa. O vinho trazido da Europa era escasso e assim, resolveram plantar vinhedos na região. Apontam os historiadores que em 1553 o espanhol Marquês Francisco de Caravantes, formou o primeiro vinhedo no Valle de Ica, no Peru, (Veja mapa das regiões AQUI) com videiras trazidas provavelmente das ilhas Canárias. Atualmente no local onde estão os 240 hectares, que compõem a Viña Tacama.
A história da introdução das videiras na América do Sul não é clara e tem muitos questionamentos, como a discussão entre Perú e Chile quanto à propriedade da criação do Pisco, destilado elaborado de uvas, embora dados como o lugarejo formado em 1572, Pueblo Santa Maria Madalena, no Valle de Pisco, posteriormente apenas Pisco, ao sul de Lima, apontem para o Peru. Embora existam dúvidas é muito provável que a origem dos primeiros vinhedos, esta seja a possibilidade mais cercada de indícios.
Conheça um belo vinho do Peru da região, analisado e disponibilizado no
banco de vinhos da revista Eno Estilo.
Dica de vinho do dia | Veja outras dicas de vinhos reunidas AQUI
Conheça mais a revista Eno Estilo
Destaques – Feiras Internacionais de Vinhos 2016
Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «
© 2014 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br
Todos os direitos reservados.