Em visita ao Uruguai no início de agosto, eu estive em várias bodegas e tive a oportunidade de degustar vinhos da vindima 2015. Alguns retirados das barricas, onde evoluem, que me encantaram. Serão Tannats de guarda que devem surpreender nos próximos anos. Guardem bem esta safra: 2015 para vinhos de guarda.
Mas falando dos vinhos a serem consumidos mais jovens, há vários muito cativantes já lançados no mercado, a maioria de brancos, alguns rosés e alguns tintos mais leves
Trago minha seleção de vinhos de uvas brancas que, surpreendam-se, vão de Albariño a Viogner.
O Uruguai -muito além do Tannat- fascina pela diversidade de uvas em geral, mas as de vinhos brancos se destacam, para quem já tem flexibilidade e paladar preparado para a bebida, que um dia espero que seja sinônimo de verão brasileiro, aliada ao espumante: O vinho branco. Uma delícia, bem geladinho nos dias quentes de nosso verão.
Selecionei vinhos de 5 uvas brancas da safra de 2015, que faço questão de apresentar aos leitores da revista Eno Estilo e seguem abaixo pela ordem alfabética da uva.
Destaques em vinhos brancos da safra 2015 do Uruguai
Já os encontrei lançados em agosto de 2015
|
|
Albariño Casa Grande 2015 Bodega Casa Grande – Canelones – Uruguai Vinho amarelo palha, com impressionante expressão olfativa, com notas de peras, mel, pêssegos e nuances minerais. Um conjunto espetacular. Em boca ataque macio, acidez equilibrada, retrogosto de pêssegos. Muito equilibrado.
Álcool 12,2°
Sem importação para o Brasil.
|
Chardonnay Marichal 2015 Bodega Marichal – Canelones – Uruguai Vinho excepcionalmente aromático, com notas que sugerem lima, grapefruit, algo de peras e leve floral. Ataque macio revelando a esperada untuosidade presente nos bons chardonnays. Acidez na medida exata para o estilo, que eu chamaria de cativante. Detalhe: Vinho vendido no mercado local (Uruguai) na faixa de 150 pesos, algo em torno de 19 reais. Vinho de bela performance a custo muito acessível. Álcool 13°
Vinhos da bodega no Brasil pela: Ravin
|
|
|
Sauvignon Blanc Carrau 2015 Bodegas Carrau – Canelones – Uruguai Amarelo verdeal claríssimo, frutado, expressivo em maracujás e abacaxi. Muito fresco, com ataque de boca que revela imediatamente acidez vigorosa e persistente.
Álcool 13,5°
Vinhos da bodega no Brasil pela: Zahil
|
Sauvignon Blanc Atlántico Sur 2015 Establecimiento Juanicó – Familia Deicas Canelones – Uruguai De tonalidade palha intensa que chama atenção em um vinho jovem, apresenta nuances de abacaxis maduros e ao fundo leves notas de maracujá. Abre com acidez típica do estilo, bem integrada ao conjunto. Álcool 12,5°
Vinhos da bodega no Brasil pela: Interfood
|
|
|
Sauvignon blanc Casa Grande 2015 Bodega Casa Grande – Canelones – Uruguai Amarelo verdeal claríssimo, o vinho explode em deliciosas goiabas maduras, acompanhadas de maracujás e abacaxis. Em boca abre em ataque macio para o estilo revelando acidez a seguir, que finaliza com boa intensidade. Retro cítrico.
Álcool 12,5° Esta pequena bodega foi uma grande surpresa na qualidade de seus vinhos e certamente que terá um belo futuro pela frente.
Sem importação para o Brasil.
|
Torrontés Rio de los Pajaros 2015 Bodega Pisano – Progreso – Canelones – Uruguai Com tonalidade amarelo palha, abre aromático com notas de maças, pêssegos, leve floral e suaves notas cítricas. Em boca macio, com conjunto integrado e corpo compatível no estilo. Uma bela descoberta na expressão da uva Torrontés no Uruguai, uva branca quase símbolo dos vizinhos argentinos.
Álcool 13,5°
Vinhos da bodega no Brasil pela: Mistral
|
|
|
Viogner Viña Progreso 2015 Viña Progreso – Progreso – Canelones – Uruguai De tonalidade amarelo palha, o viogner da Viña Progreso se apresenta elegante, com aromas de muita mineralidade e leves nuances florais ao fundo. Fresco e integrado com ataque macio revela-se com boa acidez, na medida exata para equilibrar os 12,5°. Uma bodega que embora se apresente como experimental, já impressiona na personalidade de seus vinhos.
Vinhos da bodega no Brasil pela: Vinci
|
Nos próximo artigo os vinhos rosés e tintos da safra 2015 do Uruguai Veja no link acima
|
A minha viagem foi organizada pelo Senderos del Tannat.
Em breve na Revista Eno Estilo, o roteiro e detalhes desta experiência
por Camila H. Coletti
Editora
Sobre a editora
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle