Sistema de classificação de vinhos e pontuações da revista Eno Estilo
As provas acontecem dentro de um tema e de uma faixa de preço determinada previamente.
Para um vinho ser aprovado pela revista e constar dela o mesmo deve obter o mínimo de 85 pontos e o objetivo das provas é localizar os destaques da prova, ou seja os vinhos que obtiveram maior aprovação dos degustadores presentes.
Consideramos 85 pontos uma ótima classificação, pois vinhos a partir de 80 pontos são considerados pelos grandes críticos como muito bons, acima da média (70 a 79).
Os destaques da revista, variam conforme a pontuação de cada prova, pois referem-se a destaques na prova e determinam as categorias dela, mas sempre observando-se a pontuação mínima de 85 pontos.
Faixas de destaques de vinhos
- Ouro
- Prata
- Bronze
- Grande destaque (Vinhos que obtiveram média superior a 90 pontos na prova)
- Melhor CUSTO x QUALIDADE
Qualificação das categorias de cada prova
Consideramos como nota do vinho a média apurada dentre as pontuações dos degustadores presentes na prova, com 2 dígitos após a vírgula, sem arredondamento.
Ouro = 1ª faixa é determinada pela maior nota (média dos jurados) e varia sempre apenas meio ponto (0,5) nos moldes:
- xx,00 a xx,49
ou - xx,50 a xx,99.
Ex: A nota (média dos jurados) 88,87 determina a faixa: 88,50 a 88,99, assim todos os vinhos que obtiverem média dos jurados dentro desta faixa, receberão o “Ouro” da prova.
Prata = 1ª faixa, (superior a 85 pontos), determinada pela maior nota (média dos jurados) imediatamente abaixo da faixa anterior.
Bronze = Não existe faixa e refere-se à primeira nota mais alta, abaixo da faixa anterior, podendo haver empate.
Grande destaque = Todos os vinhos que obtiverem nota superior a 90 pontos (média dos jurados).
Melhor Custo x Qualidade
Em cada prova é previamente determinada uma faixa inferior de preço, definida na organização dela e o vinho dentro desta faixa de preço que obtiver a maior nota (média dos jurados) recebe a qualificação de melhor custo x qualidade da prova.
As provas adotam uma ficha de avaliação elaborada exclusivamente para a Revista Eno Estilo, resultado de pesquisas, estudos de vários sistemas de pontuação de vinhos para provas, bem como de testes práticos. A ficha tem a autoria de Camila H. Coletti.
O objetivo destas provas é servir de referência ao consumidor final, pois os vinhos estarão disponíveis em nosso banco de “Vinhos analisados”, bem como a reportagem sobre a prova disponível no setor de “Degustações às cegas” da Revista Eno Estilo – Vinhos e lifestyle.
Uma degustação às cegas executada por um grupo de degustadores com formação na área e experiência de degustação analítica, é o máximo de referência que pode-se ter de um vinho, em termos de isenção de influências.
Aproveitem este novo campo de consulta – que inicia-se agora – antes de selecionar seus vinhos.
Esperamos em breve, oferecer muitas boas novidades aos leitores da revista.
A redação
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle