Aerar o vinho | Qual a sua função?
Saiba que a maneira como você trata um vinho será retribuída por ele. Pode parecer filosófico demais, mas não é filosofia, é química pura.
Reações acontecem dentro da garrafa do vinho. Ao abrí-lo você encontrará algumas características, que podem não estar de acordo, com a expectativa em relação àquele vinho.
Um fato usual é a formação de aromas chamados de aromas de redução, ou seja, aromas de substâncias, que se formam na ausência de oxigênio. Estes aromas são desagradáveis para a maioria das pessoas e muitas vezes podem até ser confundidos com defeitos do vinho. Preso na garrafa, o vinho tem um contato mínimo com o oxigênio e quanto maior o tempo, mais este fato se intensifica. Fica clara então a necessidade de aerar o vinho.
Costuma-se dizer, de uma forma mais poética, que o vinho ficou preso, sem espaço, dormindo e que precisa acordar, se espreguiçar para aproveitar a vida.
Com poesia ou não, isto é fato.
Conheça as vantagens de aerar o vinho
É preciso aerar o vinho para que os aromas de redução formados dentro da garrafa sejam eliminados. Este é o primeiro ponto de vantagem obtido no ato de aerar o vinho.
O segundo é a expressão aromática verdadeira do vinho. Devido a superfície maior em contato com o oxigênio, no decanter, os aromas do vinho podem se expressar de forma mais intensa. Seria como aumentar o volume do som, para que então, se possa reconhecer qual a música que toca, naquele instante.
Aerar o vinho é imprescindível para quem quer usufruir do melhor que aquele vinho pode oferecer. Aliado à temperatura correta, será a perfeição, dentro do estilo daquele vinho. e das qualidades embutidas nele.
Quanto mais tempo um vinho tem desde a vindima, maior a necessidade de aerá-lo. Quando este tempo atinge mais de 6 ou 7 anos, para vinhos mais intensos e sem filtração, o ideal é proceder a “decantação”, antes do tempo de aeração no decanter.
Finalizando eu acrescento que um vinho aerado no decanter passa a ter a permissão para expressar sua sensualidade e elegância. Pode não ser muito apreciado pelos enófilos apressados, mas aqueles que sabem apreciar cada pequena nuance da vida, certamente não perderam por nada, as facetas que serão reveladas pelo vinho.
É como no ato do amor, pode ser infinitamente mais prazeroso ou mais corriqueiro. Entenda-se aqui uma extensa gama de variações. Dependerá de pequenas atitudes que serão tomadas ou não. Simples assim. A escolha é sua.
Quer mais sobre o tema aerar o vinho e decanter, leia AQUI
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «