Dica de vinho do dia | Champagne
Você quer um champagne mais doce, ou bem seco?
Esta informação está no rótulo. Vamos conhecê-las?
Conforme já havíamos comentado em matéria anterior (veja na sessão: Eno dicas para iniciantes), o único espumante que pode levar o nome de champagne é o produzido na França na região de Champagne, e que se enquadre na legislação A.O.C Champagne.
Nossa conversa hoje será sobre como saber, se o champagne que você quer comprar é doce, meio doce, seco ou muito seco.
Uma das regras definidas na legislação de Champagne é de que todo champagne deve ter a sua classificação, quanto ao teor de açúcar, exibida no rótulo.
Você deve buscar no rótulo do champagne as palavras: Doux, demi-sec, sec, extra dry, brut, extra brut, brut nature, pas dosé e dosage zéro. Você irá entender o que representam estas expressões na tabelinha logo abaixo.
Em processo chamado de “Le dosage” será definido o tipo de champagne pela quantidade de açúcar de cana colocada dentro da garrafa, antes de ser colocada a rolha (bouchon) e a grade de metal (Muselet).
O açúcar de cana é dissolvido em um vinho de base na proporção de 500 a 750 gramas por litro. Este preparado recebe o nome de “liqueur de dosage” ou “liqueur d’expédition”.
Classificação do champagne segundo o teor de açúcar no vinho
(Classificação oficial da Apelação de origem controlada de Champagne)Doux (doce): Mais de 50 gramas de açúcar por litro
Demi-sec (meio seca): De 32 a 50 gramas de açúcar por litro
Sec: De 17 a 32 gramas de açúcar por litro
Extra dry: De 12 a 17 gramas de açúcar por litro
Brut: Até 12 gramas de açúcar por litro
Extra Brut: De zero a 6 gramas de açúcar por litro
As expressões: “Pas dosé”, “brut nature” e “dosage zéro”, podem ser utilizadas se o champagne tiver menos de 3 gramas por litro.
A maioria dos champagnes que estão disponíveis no mercado brasileiro são de classificação BRUT.
Nesta semana tive a oportunidade de estar presente no lançamento da Maison de champagne Veuve Clicquot, o “Veuve Clicquot Rich”, o primeiro champagne com o propósito de utilização em drinks.
Este champagne é bem docinho, se enquadra na classificação Doux e tem 60 gramas de açúcar por litro. Aguarde a matéria que virá sobre ele, em breve, na revista Eno Estilo.
Não confunda açúcar residual da uva, com o açúcar adicionado para a dosagem (liqueur de dosage) e definição da classificação do tipo de champagne. Este é um erro recorrente. Em qualquer momento explicarei as diferenças, em mais dicas para os apaixonados pelo mundo do vinho e suas delícias.
por Camila H. Coletti
Editora
Sobre a editora
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle