Champagne não é apenas um espumante. Champagne é o espumante representante da região de Champagne na França, por isto é o único espumante que pode conter no rótulo o nome de Champagne. O champagne é elaborado pelo método champenoise o que significa que a primeira fermentação foi elaborada em tanques e a segunda na garrafa, que você levará para a sua casa.
Existem espumantes que utilizam este mesmo processo de elaboração em suas linhas mas somente 3 espumantes do mundo utilizam exclusivamente o método do champagne que no resto da França e do mundo é denominado, “Método Tradicional”. São os champagnes na França, os cavas na Espanha e os franciacortas na Itália. Ou seja, todos os champagnes, todos os cavas e todos os franciacortas foram elaborados única e exclusivamente pelo método tradicional, na França denominado de champegnoise.
Dica | Fique por dentro
O champagne é masculino, porque refere-se ao “vinho” ou ao “espumante”, ambos masculinos. A região onde o champagne é elaborado chama-se Champagne-Ardenne e tem como capital a cidade de Épernay.
A região de Champagne recebe a referência no feminino e a letra maiúscula, o vinho champagne, recebe a referência no masculino e a letra minúscula.
Leia algumas matérias e dicas sobre os champagnes aqui na revista Eno Estilo
Para acompanhar as novidades assine nosso boletim: Cadastre na newsletter
Ou acompanhe nossa página no Facebook: Revista Eno Estilo no Facebook
A redação
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle