Pequeno Glossário de termos da Enologia – Termos do vinho de Q – Z
Glossário de termos da Enologia | De Q a Z
- Safra
O ano que você encontra no rótulo do vinho e refere-se ao ano de vindima (*) daquele vinho. Atenção pois não significa o ano do engarrafamento e sim o ano da colheita da uva.
- Sur lies
Termo em francês, “sobre as leveduras” para designar que após a fermentação, o vinho permaneceu mais algum tempo, em contato com as leveduras, o que fornece inúmeras alterações e qualificações a este vinho.
- Terroir
A palavra do francês “terroir” carrega um dos conceitos mais complexos do mundo do vinho. Não existe uma definição suficientemente precisa para este termo, por isto, adotamos a ideia de “conceito”. Dentro deste “conceito” podemos agrupar um conjunto de fatores, que juntos, por combinação definem uma situação e influem diretamente no resultado do vinho, suas características e qualidade.
São fatores, como situação geográfica e suas influências, condições de clima, constituição do solo e diversos outros, associados a atuação do homem, como os franceses assim aceitam: A natureza local associada a ação do produtor, do enólogo, do vinicultor com práticas específicas, àquele vinhedo. Assim se caracteriza o conceito do que os franceses chamam de “terroir“.
- Varietal
No caso de ter mais de uma uva ele será classificado de “corte” (do português), “blend” (do inglês) ou “assemblage” (do francês). - Vintage
Termo em francês que significa “vindima”, portanto com safra conhecida.
- Vindima
Refere-se à colheita do ano que define a safra do vinho. Aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul a vindima acontece entre final de janeiro a início de março, de acordo com as condições climáticas do ano.
- Zurrapa
Usualmente utilizado para designar um vinho de má qualidade. Vinho inaceitável.
Observa-se a utilização estendendo-se a outras bebidas, como por exemplo “café zurrapa”, o que significa café ordinário de má qualidade.
Sinônimos do Michaelis: Jeropiga, vinagrão, vinhaça, vinhoca, vinhoco.
Glossário de termos do vinho em construção perene,
pois há sempre algo mais a descobrir neste fascinante universo.
Os textos deste glossário não podem ser reproduzidos mesmo que parcialmente. As explanações foram desenvolvidas exclusivamente, para a revista Estilo e possuem direitos autorais protegidos pela Constituição Federal de acordo com a lei 9.610 artigo 7 que regulamenta as obras veiculadas na internet.
Usufrua do texto e respeite a criação e o tempo de trabalho de um autor.