Buscando inovações na área de culinária, que integrem praticidade com sabores únicos, a revista Eno Estilo convidou a culinarista Janna Antunes especializada em resgates e releituras de antigas receitas, bem como dedicada a novas experiências de sabores, a partilhar com os leitores da revista, suas descobertas.
A redação
Descobrindo sabores com Janna Antunes
A tinta de lula é muito usada na gastronomia para dar cor e sabor aos alimentos. É um corante natural extraído da lula fresca ou pode-se comprá-la em mercados já embalada. Muito usada nos preparos nas cozinhas espanhola e italiana, como as massas, risotos, molhos. Tem um sabor excelente e combina muito bem com frutos do mar como na receita a seguir.
Massa negra com Camarões e vinho Sauvignon Blanc
250g de massa negra
4 camarões grandes
100g de manteiga de boa qualidade sem sal
1 pimenta Chili
Raspas de limão siciliano e sal à gosto
1/2 taça de vinho Sauvignon Blanc
Limpe os camarões e reserve.
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Usei uma maravilhosa que cozinhou em 2 minutos. Enquanto a água esquenta derreta em fogo baixo a manteiga, quando ela estiver quente acrescente a pimenta sem as sementes para suavizar o ardor e deixar o sabor.
Frite os camarões na manteiga por 2 minutos. O fogo não pode ser muito alto para não queimar a manteiga.
Massa cozida e camarão preparado, vamos finalizar! Acrescente a 1/2 taça do vinho branco, deixe apurar um pouco e junte a massa incorporando bem o molho.
Bon apetit!!
Criação da receita: Janna Antunes
Foto: Janna Antunes e Hermé Antunes
Dica de harmonização vinho e prato por Camila H. Coletti: Harmonização com vinhos brancos
Clássica: Pela integração e harmonia com os ingredientes da receita, o vinho Sauvignon Blanc, poderá ser mantido acompanhando o prato, sendo o serviço executado à temperatura de 8º a 10º. A regra clássica indica que na harmonização seja utilizado o mesmo vinho utilizado na receita, mas nem sempre isto é recomendável, pois a quantia de vinho na receita é mínima e o que deve ser preservado é o conjunto dos ingredientes do prato.
Outras sugestões para o prato: Acompanhá-lo com um vinho Chardonnay, que casará muito bem com os ingredientes, ou na direção da Rioja, Espanha, um belo fruto da terra, um vinho Viúra.
Viúra é uma uva nativa da região da Rioja, também conhecida como macabeo e muito utilizada no espumante típico da Espanha, o Cava.
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle – Leia as outras novidades