Chocolates sem glúten | Revista Eno Estilo
Esta delícia deveria poder fazer parte da mesa de todos os celíacos e intolerantes ao glúten. Cacau, leite e ingredientes puros da elaboração de um bom chocolate NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Todavia, algumas empresas adicionam às suas fórmulas farinha de trigo, velha inimiga dos alérgicos ao glúten. Outro problema é a adição de “leite maltado”. Você poderá ler a respeito AQUI.
Nesta dica trago a informação de alguns chocolates que testei e com certeza não contém glúten (03/2018).
Chocolates sem glúten fabricados no Brasil |
Kopenhagen
O chocolate não contém glúten em todas as modalidades, ao leite, com mais ou menos cacau. Mas ATENÇÃO, caso seja recheado será necessário verificar no rótulo, pois o recheio poderá conter leite maltado (leia AQUI) ou farinha de trigo, como no caso dos que tem waffles.
Cacau Show
Não contém glúten nas formulas de chocolate sem recheio. Vale a recomendação anterior sobre os recheados, verifique o rótulo ou informe-se com a vendedora.
Toblerone – O único que podemos encontrar nos mercados do país. Vale para os nacionais e importados.
Chocolate em barra ao leite e meio amargo HARALD e MELKEN. Não confunda com as chamadas coberturas para produtos de qualidade inferior.
A Harald possui chocolates puros de ótima qualidade e preços bem acessíveis para utilizar nas preparações e até mesmo comer em pedaços.
Chocolate em barra ao leite e meio amargo SICAL que embora seja elaborado no Brasil foi comprado pela Callebaut e pertence ao grupo, sendo elaborado também sem glúten.
Ou seja, em termos de chocolates fáceis de encontrar em qualquer mercado pelo país somente o Toblerone não contém glúten. Interessante já que o produto em si não con tém glúten. Muitas coisas estão sendo inseridas nas barras de chocolate que não seja cacau, leite açúcar e derivados.
Chocolates sem glúten importados |
Callebaut em barras ou callets (gotas de chocolates) – Chocolate Belga
Toblerone
M & M feito nos Estados Unidos NÃO contém glúten.
O elaborado no Brasil CONTÉN GLÚTEN. Prova de que a formula original não é mantida. Por que será?
Existem outros importados que encontro eventualmente. São chocolates importados em lotes e não se pode contar com eles. Vale dar uma garimpada quando em lojas de produtos importados. Fiquem atentos em especial nos rótulos dos chocolates originários da Itália e França. Tem coisa boa, mas difícil de encontrar.
É lamentável que um produto -que como podem observar pelos exemplos sem glúten- origine chocolates de expressão, tanto nos aromas como na qualidade final, precise ter sua fórmula alterada pelas fábricas de chocolates. Será que cabe acrescentar alterada pela ganância?
A popularização do produto parece consistir em misturas que depreciam a qualidade final do chocolate. Saem produtos de qualidade da fórmula, como o cacau, para entrar ingredientes dispensáveis, que no caso viram aditivos, como farinha de trigo.
Camila H.Coletti
Chocolate Sem Glúten |
Encontre muito mais na revista Eno Estilo, que está repleta de novidades distribuídas em suas variadas sessões.
Saboreie sem moderação os nossos 6 canais de informações, nas áreas de vinhos, gastronomia e viagens.
Desvende conosco os inúmeros segredos do mundo dos aromas e sabores na área de Vinhos Analisados e na sessão de Vinho da Semana.
Pensando em um evento para os próximos dias? Veja AQUI.
Quer escolher um bom vinho para enriquecer um momento a dois? Veja AQUI
Vai receber um grupo grande e precisa selecionar vinhos em uma faixa mais acessível de preço? Veja AQUI.
Tem dia que pede cerveja bem geladinha? A revista traz as novidades. Veja AQUI.
Para ficar por dentro de novidades da gastronomia, sobre os grandes chefs, lançamentos e muito mais. Veja AQUI.
Enoturismo está na moda. Mas nem só de vinhos. Vamos buscar as composições enogastronômicas pelo mundo? Veja dicas para organizar o seu roteiro na área viagens enogastronômicas Veja AQUI.
Conheça mais a revista Eno Estilo
Está organizando uma Viagem enogastronômica?
Conheça nossa área de mapas no tema vinhos e gastronomia
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «
© Desde 2014 – Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br
Todos os direitos reservados.