Catena Alta Malbec 1995
por Camila H. Coletti
Uma surpresa oferecida aos convidados por Nicolás Catena. O vinho Catena Alta Malbec 1995 foi trazido especialmente para o jantar de celebração dos 25 anos de amizade e parceria comercial, entre as famílias Lilla (Mistral) e Catena (Catena Zapata). O elegante jantar aconteceu em 22 de maio de 2017 no Jockey Club de São Paulo e nele foram apreciados pelos convidados os vinhos: Angelica Zapata Chardonnay 2013, Catena Alta Chardonnay 2013, Catena Alta Cabernet Sauvignon 2001, Catena Alta Malbec 1995, Nicolás Catena Zapata 2001 em garrafa magnum.
O vinho Catena Alta Malbec 1995 completou 22 anos após a colheita e revela sem modéstia, a enorme capacidade de evoluir e aperfeiçoar traços, desenvolvendo uma personalidade requintada.
Análise do vinho | Catena Alta Malbec 1995
O vinho apresenta-se rubi de média intensidade e com a presença de leve halo. Em uma degustação às cegas, não seria simples detectar a sua idade. O visual remete a vinho com bem menos idade, assinalando que o seu potencial de evolução deve seguir por alguns anos.
Nos aromas revela-se complexo e sofisticado, com a presença de nuances, que lembram as folhas do manjericão italiano (o de folhas largas) e traços de anis mesclados a especiarias.
No final momento em que o levamos à boca, apresenta boca intensa, reveladora de conteúdo, de um belo corpo, mas com a elegância de um ataque de boca macio e ágil em mostrar a seguir, o vigor e a incrível jovialidade de seus taninos. Como havia observado no visual, confirmei em boca. Não existe dúvida alguma de que estará fantástico pelos próximos anos. Se eu tivesse algumas garrafas passaria a abri-los de 5 em 5 anos.
Conclusão: Vinho sensacional inteiro, robusto, elegante. Um cavalheiro, como se espera que seja. Com taninos preciosos que garantiram os 22 anos de existência e garantirão ainda, boas surpresas pela frente, para quem tiver uma garrafa destas em sua adega. Me impressionou muito a estrutura deste vinho.
Pode-se pensar em um Catena Alta Malbec como um investimento em prazer para o futuro, como guardar uma garrafa dele, de safra possível de ser encontrada, pelos próximos 10 anos, para comemorar um grande momento com grande prazer.
Dados do vinho | Catena Alta Malbec 1995
Tipo: Vinho
Produtor: Bodega Catena Zapata
Região: Mendoza
País: Argentina
Safra: 1995
Importadora: Mistral
Preço ao consumidor: Na safra 2013, cotado no site da Mistral em 18/07/2017
R$ 297,91
Serviço do vinho|
Servir à temperatura de 16º a 18º.
Se safras com mais de 7 anos convém decantar e separar borras
e seguir com a aeração no decander de não mais do que 1 hora.
Em safras com menos de 7 anos proceder apenas a aeração no decanter de no mínimo 30 minutos.
Data da análise: 22 de maio de 2017
Análise do vinho: por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence
Revista Eno Estilo | Revista de vinhos e lifestyle
Navegue nos canais da revista pelas imagens da coluna lateral
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «
© 2014 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle.
www.enoestilo.com.br
Todos os direitos reservados.