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Temas Polêmicos | Textos anônimos sobre vinhos
Há muitas informações desencontradas e superficiais quando se trata do mundo do vinho, temas polêmicos que borbulham nas taças.
Em uma ponta, os que querem fazer parte deste universo do vinho, me desculpem a deselegância da expressão com a qual os intitulo e do fato em si, os “bicões fissurados por uma degustação free”, que produzem conteúdos com base em textos diversos encontrados pela internet ou pagam a quem faça isto, e ninguém assina nada.
Na outra ponta estão os estudiosos de fato do tema, profissionais da área, que tem formação e estudam este universo dedicando-se a desvendar lacunas na informação e no conhecimento.
O vasto universo do vinho
Ninguém é dono da verdade, ou em palavras mais claras, ninguém detém todo o conhecimento sobre o tema vinho, fato este no entanto, que não torna qualquer bebedor um especialista neles. Do um ao um infinito são inúmeros níveis, graus de conhecimento, não incluindo o inalcançável conhecimento sobre tudo.
A grande diferença é que o estudioso, tem uma base ao menos mínima de estudos, geralmente de anos, que permite fazer pesquisas com seriedade e conhecimento adequado, para desconfiar de certas colocações errôneas, que abundam em textos.
Hoje encontrei algumas delas em sites e blogs, afirmações que parecem ter sido copiadas ou traduzidas, de catálogos de algumas lojas de vinhos, ou de e-mails marketing, que visam apenas ludibriar o leitor para fazer suas vendas. São erros, erros e mais erros.
Conteúdos não assinados no mundo do vinho | Temas polêmicos
Alguns conteúdos são mantidos obviamente sem assinatura, como no caso de lojas de vinhos e de e-mail de divulgação de produtos. Seria difícil ser diferente, além do benefício de que qualquer erro poderá ser explicado, com a atribuição do mesmo, ao funcionário, que não está mais na empresa. Desculpa pronta e inquestionável.
Mas e o caso dos sites e blogs sem assinatura nos textos, que os editores publicam?
A coisa fica mais grave, principalmente pelo fato de que, muitas das pesquisas, desconfio eu, que foram feitas com base em buscas, que levaram a textos de lojas de vinhos daqui e de fora. Neste caso a desculpa não cairá tão bem.
As lojas oferecem vinhos, a priori, o que importa é a qualidade do produto. Os sites oferecem informações e conhecimento. Não é este o produto oferecido? É necessário mais seriedade na busca de conhecimento seguro, para oferecer aos leitores. Estudar muito por anos, antes de tentar escrever sobre um tema especializado é sempre uma bom início.
O grande problema da falta de especialização é a aceitação irrestrita do que vende o produtor de conteúdo, ou do tradutor do texto russo, alemão, polonês…
Depois, adormecer em paz, acobertado pela anonimidade, que retira de seus ombros o fardo da cobrança, não assumindo a responsabilidade, pela pretensão de ser produtor de conteúdos, de temas que desconhece. Não é confortável o anonimato?
(*) Imagens de Trentino – Alto Adige – Itália
Camila H. Coletti
Wine Writer | Sommelière ABS-SP | ASI
Editora
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