Beaujolais Nouveau |
Beaujolais Nouveau anuncia a safra francesa de 2016
Com a frase “ le beaujolais nouveau est arrivé” todos os anos, na terceira quinta de novembro, comemora-se a o primeiro vinho engarrafado na região de Beaujolais, vinho que anuncia a safra francesa. A uva Gamay é precoce, o vinho Beaujolais Nouveau é elaborado com maceração curta e assim tudo fica pronto logo após a colheita. A festa acontece na França e já espalhou-se por 190 países.
Já pensaram na responsabilidade deste vinho, o precursor da safra francesa do ano? Mas idéia é festa e comemoração.
O Brasil não fica de fora e nesta data ele já está disponível para compra. Este ano esgotou muito rápido na importadora, ficando disponível nas lojas e restaurantes do país. Coloquei a lista para os leitores poderem baixar diretamente da revista.
O vinho Beaujolais Nouveau, via de regra é alegre, suculento e cheio de charme. Descompromissado, tem a leveza que deve ter um papo entre amigos, ou um momento de descontração. Porém de ano a ano ele pode guardar surpresas, depende da safra e de um bom produtor, que possa captá-las.
Este ano eu festejei com o mundo. Saboreei o Beaujolais Villages Nouveau do Joseph Drohin exatamente no seu dia e confesso minha surpresa com o vinho. Em vários anos tive a oportunidade de degustar o nouveau, mas neste encontrei uma estrutura inesperada. Embora estejamos falando de um vinho nouveau da AOP Beaujolais Villages e não da AOP Beaujolais, ainda assim estamos diante de um vinho com tempo curto de maceração, ou seja, de contato das cascas com o suco, que após a fermentação será transformado em vinho. No caso deste vinho, segundo as informações, contidas no site do produtor, um tanto imprecisas, a maceração foi de 4 a 10 dias e a elaboração foi nos moldes tradicionais, com os cachos de uvas inteiros.
Minhas impressões sobre o vinho
O vinho tem bela tonalidade violácea e intensidade média/baixa. Abre com notas de chicletes de tutti-truti e cerejas maduras. Ao colocá-lo na boca, imediatamente revela-se saboroso, cativante, com leves traços que sugerem doçura. O vinho não é doce, é seco. Em boca abre com boa acidez e taninos que surpreendem, com consistente presença.
Vinho muito empolgante, que ignora a sugestão de que um vinho Beaujolais nouveau seja sempre levíssimo. Gostei muito. É puro prazer e alegria, fantástico para quem se inicia neste universo e também para enófilos experientes, que sabem portanto, que cada vinho será comparado dentro do seu estilo. Certamente Irão notar a excepcionalidade deste vinho.
Muitos se surpreenderão, com a personalidade deste jovem e consistente vinho Beaujolais Villages Nouveau. Faz pensar no que serão os futuros Crus de Beaujolais 2016 a serem lançados nos próximos anos. Caso nunca tenha ouvido falar dos Crus de Beaujolais, pode ler uma matéria sobre toda a região de Beaujolais AQUI.
Procure degustar o Beaujolais nouveau nos próximos 3 meses. Quanto à harmonização, não será problema para este vinho, ele vai bem com a maioria dos pratos mais leves de verão, época perfeita para degustá-lo mais geladinho, como cabe ao clima brasileiro, nesta época.
Importado pela Mistral | www.mistral.com.br
Peguei a lista com os endereços de onde encontrar o Beaujolais Nouveau 2016 em diversas cidades. Contém lojas e restaurantes e poderá ser baixada AQUI
Santé!!! Que a safra de 2016 -apesar dos percalços, e talvez até por causa deles- nos permita saborear muitos sabores excepcionais de toda a França.
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «