Vinho tranquilo|Dica de vinho do dia
Pode-se dizer que o vinho é tranquilo, porém não se usa o termo intranquilo, afobado, alvoroçado, agitado para o seu oposto. Apenas uma brincadeira com os antônimos.
Um vinho tranquilo é um vinho sem as famosas e apreciadas borbulhas. É um vinho sem gás. Seu oposto é o vinho espumante. Mas não confunda o fato de um vinho ter borbulhas com ele ser um espumante. Vamos com calma, nem tudo o que borbulha é espumante, mesmo sendo elaborado a base de vinho.
Entendendo melhor o vinho tranquilo e o vinho espumante
Vinho tranquilo |
Vinhos brancos, rosados, tintos, doces, os chamados laranjas e os fortificados que não possuem gás.
Vinho espumante |
Vinhos que passaram por uma segunda fermentação onde as borbulhas foram desenvolvidas e aprisionadas.
Nesta categoria estão os espumantes elaborados pelo método Charmat onde a segunda fermentação ocorre nas auto-claves e os espumantes elaborados pelo método tradicional ou chamado na região de Champagne, França, de champenoise ou champegnoise.
Existe uma exceção nesta categoria onde as borbulhas são captadas na primeira fermentação. É o vinho elaborado pelo método Asti utilizado na região piemontesa da Itália para a elaboração dos Astis com a uva Moscato. Por este método se elabora aqui no Brasil o Moscatel espumante. Neste caso não existe o vinho base, como no caso do espumante que será fermentado pela segunda vez A pressão interna da garrafa é menor e o vinho tem um teor alcoólico mais baixo.
Qualquer tipo de vinho com gás adicionado, não é espumante. É vinho gaseificado, como o refrigerante.
Exemplificando existem os italianos lambruscos, populares de supermercado (baratos, muito manipulados e artificiais) e o chope de vinho, que se pode encontrar em latas também.
A qualidade destes produtos é bem inferior, são adicionados de gás, de açúcar e até aromatizantes. Não podem integrar a categoria de vinhos.
A categoria de vinhos prima pelos cuidados para engarrafar somente o produto proveniente da uva, seus processos fermentativos e de amadurecimento.
Leia mais sobre as diversas classificações de tipos de vinhos AQUI.
Quer mais dicas de vinhos? Leia AQUI.
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «