Os sites de maior visibilidade na Internet Mundial.
Quem é quem 2016.
Quem é quem |
Quais são os sites que produzem conteúdos com visibilidade de fato?
O levantamento efetuado em 04 de setembro de 2016 aponta a classificação de 91 sites, que escrevem sobre vinhos. Não foram incluídos os blogs ligados a jornais e revistas de veículos impressos, por eles estarem ligados ao movimento dos veículos como um todo.
É tradição o conceituado portal EnoEventos do editor Oscar Daudt elaborar anualmente este levantamento desde 2010. No ano passado foi publicado em 16 de julho. (Podem ver os detalhes AQUI)
Como estamos em setembro, mês em que a revista Eno Estilo completa 2 anos de existência (dia 17), entrei em contato com o Oscar Daudt para ter informações sobre o levantamento anual. Ele me atualizou, que devido ao excesso de trabalho, com a importadora EnoEventos, provavelmente não conseguiria efetuá-lo.
Como este levantamento utiliza informação aberta a todos os interessados, disponível no site do Alexa www.alexa.com, eu encarei mais este desafio e elaborei pessoalmente a pesquisa do “quem é quem”. Montei a planilha no final de semana.
Não fiz a pesquisa completa por categoria, das lojas virtuais, importadoras, produtores, associações, pois não daria conta em menos de duas semanas, já que não possuo as planilhas anteriores que ajudam no levantamento.
Meu foco foi a pesquisa para saber dentre os produtores de conteúdo sobre vinhos, sites, portais e blogs, quem é quem.
Foram pesquisados e estão no rank do Alexa, 91 sites produtores de conteúdos, inseridos na planilha apresentada abaixo.
As surpresas no Quem é Quem 2016
A surpresa foi boa e este ano a revista Eno Estilo recebe o merecido 1º lugar, fruto de muitas horas diárias de trabalho sério, dedicação e respeitabilidade no meio do vinho. No ano passado ocupou com menos de 1 ano, o honroso 2º lugar em visibilidade. Veja AQUI
Outra surpresa foi a mácula para as redes sociais. A possível desvalorização das redes sociais, que parecem não produzir o movimento esperado nos sites de conteúdos. Será que elas não levam os seus visitantes para os sites? Tal fato é levantado pela posição do site Tintos e Tantos, com uma página do Facebook com mais de 500.000 curtidas (seguidores), pela pesquisa deles, a maior página de vinhos do Facebook do mundo, e que parece não gerar movimentação expressiva vinda dela. Será este decepcionante fato, real?
Para quem desconhece, os números atestados pelo próprio ALEXA informam a respeito. Basta observar a informação do “Upstream Sites” que indica de qual site partiu aquele visitante. Apenas para sites expressivos, como o Google, o Google br, o Facebook e alguns outros do gênero. Decepção para quem investe neste seguimento.
Eu sei que o Alexa dá algum peso para as redes sociais, mas parece que o que conta mesmo são os visitantes que chegam na página por pesquisas, ou os que retornam por terem escolhido aquele veículo, como sua principal fonte de informação no mundo do vinho.
Os 5 primeiros lugares mudaram de posição mas se mantém na liderança desde o ano passado. Merecem estar no TOP 5.
Como o Alexa mede este rank?
Ninguém sabe ao certo. O Alexa alterou visivelmente muito do seu padrão de mensurar as visitas de um site. Houve uma queda brutal na posição dos sites em relação aos anos anteriores.
Acredito que os valores reais, como qualidade na produção de conteúdo exclusivo, visitação real, permanência no site, conteúdo assinado com respeitabilidade estão sendo mais valorizados do que nunca.
Quem quer ter um site com visibilidade precisa “produzir conteúdo exclusivo” diariamente. Copiar e colar releases ou qualquer tipo de texto são atos penalizados. Uma onda de conteúdos similares sobre um tema, em um curto determinado período de tempo também.
Cabe aos editores de portais e aos blogueiros definirem seus interesses, com clareza. Qualquer equívoco será fatal na indexação do google que gera os números de visibilidade, que podem ser lidos pelos mecanismos do Alexa.
Entendendo o RANK no ALEXA
O Rank refere-se a posição do site em relação a todos os websites, de todas as atividades disponíveis na internet mundial. Esta posição representa o grau de visibilidade de um site. Quanto menor o número, maior a movimentação e visitas àquele veículo.
O Alexa faz uma varredura diária na internet. Com base nos 3 últimos meses estabelece a classificação comparativa de um site. Este valor varia todos os dias, dependendo da classificação, pode variar muito. Para quem está abaixo de 1000, varia bem menos, abaixo de 500 menos ainda e assim sucessivamente.
Para que fique claro o significado deste rank, segue algumas posições relativas a todos os veículos disponíveis na Internet mundial.
Quem é quem | Rank Mundial pelo Alexa de alguns sites conhecidos
Abaixo a tabela com a classificação de todos os sites relativos ao vinho, que constavam da pesquisa no ano anterior. Alguns foram inseridos por se tratarem de pessoas que frequentam as degustações de vinhos e escrevem sobre eles.
Dentre os endereços que constavam na tabela de 2016 não foram localizados três blogs/sites que devem ter sido descontinuados ou mudaram de domínio. E do grupo dos 91, 8 deles formam um grupo sem movimentação mínima, para ser considerado no rank do Alexa.
Os números foram divididos por 1000 para facilitar a visualização, na tabela acima não foram divididos, são os números reais. Por exemplo a posição 1077 no rank do mundo do vinho representa a posição real 1077.000.
Os dados são muito importantes na medida que criam um relativismo. Números comparativos podem ser úteis na compreensão da realidade.
Quem é quem no vinho 2016 | Sites – Portais – Blogs
Dados coletados no Alexa em 04 de setembro de 2016
Parabéns aos TOP5 sites mais influentes no mundo do vinho!
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais