Quem começa a ler e transitar no universo dos vinhos irá em breve ter contato com práticas deste mundo. Talvez em uma leitura de texto, em um curso ou no papo entre amigos, você venha a observar citações sobre degustações às cegas.
Na mídia televisiva já aconteceram abordagens fantasiosas sobre o que seria uma degustação às cegas. Se prestava mais ao roteiro da ficção, do que informar o que realmente significa uma degustação às cegas.
Nestes casos acontecem as “falsas” degustações às cegas. Também em treinamentos de vinhos descontraídos, onde além de ensinar sobre o vinho, a proposta prevê momentos lúdicos de relaxamento. Não é de fato uma avaliação de vinhos às cegas. Caso da foto acima com os jornalistas, na Cooperativa Garibaldi no Rio Grande do Sul.
Nestas cenas lúdicas ou televisivas, os degustadores participantes tem os olhos vendados. Eles fazem a degustação sem poder olhar a taça, e menos ainda fazer anotações de uma avaliação sensorial séria, para posterior pontuação. É claro que isto se presta para brincadeiras entre enófilos, ou apenas para treinamento de desenvolvimento de sensibilidades.
Como é de fato uma degustação às cegas?
A degustação às cegas convencional não utiliza vendas. Os vinhos são servidos nas taças e estas distribuídas aos degustadores. Não há qualquer informação sobre qual vinho está em qual taça. Por isto é utilizado o termo às cegas. Os vinhos são desconhecidos. Ninguém tem acesso aos rótulos das garrafas até o término da degustação. As garrafas são encobertas por papel alumínio ou por sacos especiais numerados.
Muitas vezes os degustadores tem alguma informação sobre o estilo de vinho que será degustado, como por exemplo: Será uma bateria de vinhos rosés de diversos países ou será uma bateria de tintos de determinada casta ou brancos do velho mundo…
Este tipo de degustação é muito utilizada para a avaliação de vinhos em concursos e em avaliações comparativas. Nestas condições os vinhos serão pontuados e receberão classificações. É utilizada com o propósito de que o degustador não se deixe levar por impressões pessoais, positivas ou negativas sobre este ou aquele produtor, ou sobre vinhos que aprecia ou não. Assim, às cegas, ele tem apenas as taças na sua frente e terá que usar sua habilidade sensorial, aliada ao conhecimento que tem para a condição de degustador analista. Trabalhará no sentido de desvendar cada um dos vinhos que degustar em sua bateria.
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP
* Foto 1 – Degustação às cegas para a avalição do TOP 5 do Encontro de Vinhos.
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Destaques – Feiras Internacionais de Vinhos 2016
Vinho da Semana – Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «