Aerar o vinho tinto é prática usual com bons vinhos
Considero que os bons vinhos tintos, com mais de 3 anos merecem uma breve passada no decanter. O objetivo não será a decantação e sim a aeração. Os benefícios da aeração estão descritos na matéria sobre aerar o vinho, que pode ser lida AQUI.
A decantação só será recomendada para vinhos com mais de 10 anos. Neles será possível a existência de borras o que justifica, a decantação propriamente dita.
A recomendação para aerar o vinho tinto será usual na maioria dos vinhos, que tenham idade superior a 3 anos.
Como proceder a aeração do vinho
Existem diversos apetrechos a serem acoplados no gargalo do vinho com o objetivo de aerá-lo. Eu acredito que a passagem do vinho seja muito rápida por eles. Pode ajudar a aerar o vinho tinto, mas em casos de vinhos com um pouco mais de idade, não será o suficiente.
Para aerar o vinho tinto, o procedimento mais indicado é ainda, a passagem pelo decanter.
O decanter é uma peça básica para qualquer amante de vinhos de qualidade, tem preço baixo e dura, se bem cuidado, por muito tempo.
Basta para tal entornar lentamente o vinho no decanter e deixá-lo nele, por de 30 a 60 minutos. Não é necessário mais do que isto.
Vale a pena esses 30 a 60 minutos do vinho colocado no decanter para revigorá-lo e ajudá-lo a trazer à taça, suas mais discretas e geralmente incríveis características.
Leia mais sobre como aerar o vinho baixando a temperatura AQUI
por Camila H. Coletti
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «