Entendendo o Terroir |
Vinhedo no Chile
O que significa Terroir?
Quem lê revistas, sites e blogs de vinhos depara-se com o termo “Terroir” e muitos outros que deixam o leitor, enófilo iniciante, confuso sobre diversas explanações.
Terroir é um termo que aparece com frequência e designa um conjunto de fatores que interferem no resultado do produto final, o vinho. O termo Terroir foi criado na França inicialmente para designar o conjunto de fatores específico de um determinado local. Seriam as características daquele local, onde estão plantadas as videiras Em geral características geográficas e climáticas, em uma leitura bem simplista da questão. Ou seja o solo, a altitude, o clima, a existência de influências marítimas, ventos e cordilheiras com geleiras e todas as demais condições climáticas.
Mais recentemente foi incorporado a este conceito, na França e aceita em diversos outros locais, a atuação do homem nas práticas adotadas com as vinhas. O resultado final na elaboração do vinho depende também destas práticas, como por exemplo, tipo de condução e poda adotadas naquele vinhedo, tipo de colheita e diversas outras.
Vamos entende o “terroir” visualmente |
Na imagem acima um vinhedo no Chile sofrendo as influências de Cordilheiras dos Andes, um dos fatores que influencia o terroir.
Abaixo uma foto da Rioja na Espanha mostrando as videiras conduzidas pela poda em forma de “lira”, uma prática tradicional na região que incorpora sua assinatura no terroir local.
Vinhedo na Rioja – Espanha
Camila H. Coletti
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «