Espaço Gourmet

Um panetone com sabor do Piemonte

Um panetone elaborado com vinho

Um panetone com vinho?

Com muitos mistérios envolvendo sua origem, incrível  imaginário se mistura neste, que certamente transformou-se em um símbolo das festas de final de ano.

Do suposto padeiro Toni, que teria elaborado  à sua amada, o seu “pane” ou em outra narrativa, apenas para agradar seu chefe em um dia atrapalhado,  ao relato mais racional, d e que seria o  aumentativo “panettone”, da palavra “panetto” (pãozinho). São muitas as especulações, mas é certo, que sua origem tenha vindo da Itália, mais precisamente de Milão.

A nós, no novo mundo, cabe a curiosidade de desvendar o verdadeiro sabor do panetone, em sua origem.

Recentemente, eu tive a oportunidade de conhecer o panetone Moncalvina elaborado no Piemonte. Indescritível e incomparável transborda aromas  envolventes, uma textura e umidade únicas, uvas passas derretendo na boca, com cobertura de avelãs piemontesas que compõe, com o ingrediente principal -pelo menos para nós do mundo do vinho- o vinho Moscato d’Asti Moncalvina Coppo, uma aura de sabor a toda prova.

Panetone Moncalvina elaborado com vinho

Harmonizando panetone

É claro que o panetone Moncalvina foi harmonizado com o vinho Moscato d’Asti Moncalvina Coppo. Harmonização perfeita, que tornou a experiência, ainda mais espetacular. Fascinada pelas nuances de aromas dos vinhos, este foi um momento de descoberta dos mais plenos e verdadeiros. Ambos, o vinho e o panetone irrepreensíveis. Um agrado aos sentidos.

Sobre o panetone Moncalvina:

De produção artesanal e com o uso de levedura mãe, cuidada artesanalmente pela família, a massa é elaborada com ovos caipiras, sem conservantes ou corantes e repousa durante uma noite. No dia seguinte são incorporados os demais ingredientes, dentre eles as uvas passas, da variedade Moscato da propriedade Coppo e o ingrediente destaque, o Moscato d’Asti Moncalvina de Coppo. Repousa então  por mais 48 horas, completando um período de 3 dias de fermentação.

Avelãs do PiemonteO panetone é finalizado com uma camada das crocantes avelãs de indicação geográfica de procedência, IGP Piemonte. É assado lentamente, esfria de forma natural por 12 horas de cabeça para baixo, e é embalado manualmente.

por Camila H. Coletti

 

 


Serviço:

A linha de vinhos do Piemonte Coppo, que inclui o Moscato d’Asti Moncalvina,  e também  o  panetone Moncalvina são importados pela Mistral com exclusividade e estão disponíveis em suas lojas, o panetone em quantia limitadíssima. (Dez/2015)

Panetone Moncalvina de 1 kg (R$ 157,00)

Kit especial que inclui uma garrafa do  Moscato d’Asti Moncalvina de Coppo, na safra 2013 e um panetone Moncalvina de 1 Kg (R$ 282,03)

Lojas Mistral

Mistral – Loja

R. Rocha, 288, Bela Vista – Tel.: (11) 3372-3400

Segunda a sexta, 9h às 18h, e sábado, 9h às 15h

 

Mistral JK

Shopping JK (2º andar) – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, V. Olímpia – Tel.: (11) 3152-6050

Segunda a sexta, 10h às 22h, sábado, 10h às 22h, e domingo, 14h às 20h

www.mistral.com.br

b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg





teste-azeite-320-320




b-320-revista-eno-estilo-1cn4

Novidades
Destaques



© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.