Um panetone com vinho?
Com muitos mistérios envolvendo sua origem, incrível imaginário se mistura neste, que certamente transformou-se em um símbolo das festas de final de ano.
Do suposto padeiro Toni, que teria elaborado à sua amada, o seu “pane” ou em outra narrativa, apenas para agradar seu chefe em um dia atrapalhado, ao relato mais racional, d e que seria o aumentativo “panettone”, da palavra “panetto” (pãozinho). São muitas as especulações, mas é certo, que sua origem tenha vindo da Itália, mais precisamente de Milão.
A nós, no novo mundo, cabe a curiosidade de desvendar o verdadeiro sabor do panetone, em sua origem.
Recentemente, eu tive a oportunidade de conhecer o panetone Moncalvina elaborado no Piemonte. Indescritível e incomparável transborda aromas envolventes, uma textura e umidade únicas, uvas passas derretendo na boca, com cobertura de avelãs piemontesas que compõe, com o ingrediente principal -pelo menos para nós do mundo do vinho- o vinho Moscato d’Asti Moncalvina Coppo, uma aura de sabor a toda prova.
Harmonizando panetone
É claro que o panetone Moncalvina foi harmonizado com o vinho Moscato d’Asti Moncalvina Coppo. Harmonização perfeita, que tornou a experiência, ainda mais espetacular. Fascinada pelas nuances de aromas dos vinhos, este foi um momento de descoberta dos mais plenos e verdadeiros. Ambos, o vinho e o panetone irrepreensíveis. Um agrado aos sentidos.
Sobre o panetone Moncalvina:
De produção artesanal e com o uso de levedura mãe, cuidada artesanalmente pela família, a massa é elaborada com ovos caipiras, sem conservantes ou corantes e repousa durante uma noite. No dia seguinte são incorporados os demais ingredientes, dentre eles as uvas passas, da variedade Moscato da propriedade Coppo e o ingrediente destaque, o Moscato d’Asti Moncalvina de Coppo. Repousa então por mais 48 horas, completando um período de 3 dias de fermentação.
O panetone é finalizado com uma camada das crocantes avelãs de indicação geográfica de procedência, IGP Piemonte. É assado lentamente, esfria de forma natural por 12 horas de cabeça para baixo, e é embalado manualmente.
por Camila H. Coletti
Serviço:
A linha de vinhos do Piemonte Coppo, que inclui o Moscato d’Asti Moncalvina, e também o panetone Moncalvina são importados pela Mistral com exclusividade e estão disponíveis em suas lojas, o panetone em quantia limitadíssima. (Dez/2015)
Panetone Moncalvina de 1 kg (R$ 157,00)
Kit especial que inclui uma garrafa do Moscato d’Asti Moncalvina de Coppo, na safra 2013 e um panetone Moncalvina de 1 Kg (R$ 282,03)
Lojas Mistral
Mistral – Loja
R. Rocha, 288, Bela Vista – Tel.: (11) 3372-3400
Segunda a sexta, 9h às 18h, e sábado, 9h às 15h
Mistral JK
Shopping JK (2º andar) – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, V. Olímpia – Tel.: (11) 3152-6050
Segunda a sexta, 10h às 22h, sábado, 10h às 22h, e domingo, 14h às 20h