Você sabia que o azeite de oliva do Chile é sempre extra virgem?
Em se tratando de alimentação, nada como o que dá prazer e ao mesmo tempo oferece benefícios à saúde, assim é com o azeite de oliva. Mas como escolher se na maioria das vezes não temos qualquer referência quanto à seriedade das informações contidas na embalagem do produto? Quando teremos segurança de que um azeite é realmente extra virgem?
Recentemente em uma apresentação de azeites, descobri que o Chile só elabora azeites extra virgem. Um rotulo chileno adquirido em um local idôneo, que garanta a origem dos produtos que vende, passa a ser a referência necessária, para que confiemos na qualidade dele. Esta segurança de qualidade tem levado a um aumento crescente, no consumo do azeite de oliva do Chile pelo Brasil, que já é o 1º lugar no ranking dos importadores do azeite chileno.
Em 2014 o Chile exportou 9.543 toneladas de azeite de oliva, dos quais 47% vieram para o Brasil. Com uma geografia muito particular, já velha conhecida dos consumidores de vinhos, o Chile conta com uma barreira natural contra pragas, o deserto do Atacama ao norte, a neve ao sul, a cordilheira dos Andes a leste e o Oceano Pacífico a oeste. Esta privilegiada situação geográfica propicia plantações extremamente saudáveis, das quais 70% das azeitonas colhidas são destinadas à produção dos azeites de olivas e as 30% restantes para o consumo como azeitonas de mesa.
As variedades de oliveiras cultivadas em território chileno são principalmente a Arbequina (48,90%), a Frantoio (17,90%), Arbusana (7,86%), a Picual (7,68%), a Leccino (4,70%), a Koroneiqui (2,61%), a Coratina (2,33%), dentre outras.
O sistema de produção adotado no Chile permite que as azeitonas sejam colhidas e processadas em até 24 horas, impedindo qualquer perda de nutrientes e alterações prejudiciais o azeite possui baixa acidez e alta qualidade.
Na mostra da master class, seguida de almoço com pratos, que continham azeite de oliva chileno, foram degustados alguns representantes dos azeites chilenos:
|
Nas harmonizações, as grandes surpresas em termos dos sabores resultantes da harmonização do azeite de oliva do Chile e o prato ficaram com os doces: O saboroso Sorvete de Creme com azeite de oliva e a especialíssima descoberta foi a Mousse de Chocolate com azeite de oliva, que incorporou ao prato doce, notas picantes resultando em sabor fantástico.
O evento foi promovido pela Pro Chile e pela Associação de produtores de azeite de oliva Chile Oliva.
http://www.chileoliveoil.cl/
por Camila H. Coletti
Editora da revista
Contato
Revista Eno Estilo – Revista de vinhos e lifestyle
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
“Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos.”
“Beba com moderação. Se beber não dirija.”