Vinhos – Dicas e novidades

Conhecendo as incansáveis leveduras do vinho

Leveduras |
leveduras

Leveduras… O que seria dos enófilos sem elas?

Existem dois grande grupos de bebidas alcoólicas: as bebidas fermentadas e destiladas, bebidas com um teor mais alto de álcool, e as bebidas somente fermentadas, caso do vinho, da cerveja e do saquê.

Em ambos grupos entram em cena certas criaturinhas muito trabalhadeiras, as leveduras.

Curiosamente iremos fazer uma nova descoberta. As leveduras que fermentam o nosso vinho já estão em nossas vidas desde que éramos bebês. Sabem como? Através das primeiras fatias de pão que consumimos. A espécie mais comum de levedura que fermenta os vinhos, é responsável também pela fermentação dos pães e pela fermentação da popular cerveja. O nome dela é Saccharomyces cerevisiae, do macro grupo das Saccharomyces.

A atuação das leveduras na elaboração do vinho.

As leveduras são fungos microscópicos unicelulares (formados por apenas uma célula). Elas estão presentes no ambiente, na superfície dos alimentos, no ar e na terra. Este é apenas um apanhado amplo sobre o tema, para noções iniciais do entendimento sobre a atuação da levedura na transformação do mosto no vinho.

A levedura que será utilizada no vinho, pode ser selvagem, também chamada de natural, presente nas cascas de uvas e no ambiente e portanto autóctone, ou o enólogo pode decidir adicionar leveduras de fora, as chamadas leveduras selecionadas. Nesta categoria existe uma infinidade delas.

O papel principal da levedura é fazer a transformação do mosto em vinho. Isto acontece pela fermentação alcoólica que ocorre quando a levedura entra em contato com o mosto em condições de temperaturas controladas, ou ideais e começa a consumir o açúcar presente no mosto e devolvendo para ele álcool e gás carbônico.

Assim durante o processo o açúcar vai sendo transformado em álcool, alterando a condição de mosto para a futura condição de vinho.

Há mais de 5000 anos são relatados dados que revelam a utilização das leveduras para a fermentação. No entanto somente em 1857, Louis Pasteur trouxe a concretização do conhecimento, provando que a fermentação é elaborada por organismos vivos.

por Camila H. Coletti
 
Editora, escritora, sommelière ABS-SP | ASI
Master Level Provence | CIVP

 b-300-revista-eno-estilo-1home-red_thumb.jpg

 

Veja  eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO

Conheça mais a revista Eno Estilo

Destaques Espaço Gourmet

Vinho da Semana  e Vinhos até 100 reais

Matérias destaques na revista Eno Estilo  Espaço Gourmet onde você encontra muitas delícias

Só os melhores vinhos da semana  Vinhos selecionados até 100 reais


ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site,  sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista. 
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «

www.enoestilo.com.br




© 2014 - 2018 Revista Eno Estilo| Revista de vinhos e lifestyle. Todos os direitos reservados.