Dica de vinho | Os fabulosos vinhos fortificados
Os vinhos fortificados são aqueles que em algum momento de seu processo de elaboração recebem a adição de aguardente, geralmente vínica.
A aguardente adicionada ao vinho fortificado é pode ser o destilado da própria uva, conhecido como aguardente vínica ou outro tipo de aguardente, como por exemplo a de cana.
O vinho com a adição da aguardente, passa a ter um teor mais alto de álcool do que os vinhos onde o álcool é originado apenas no processo de vinificação. Fica claro então o nome vinho fortificado.
Um vinho fortificado clássico elaborado com a adição de aguardente vínica é o mundialmente famoso vinho do Porto.
Entendendo o processo de elaboração dos vinhos fortificados
Durante o processo de elaboração de um vinho fortificado, no ato da adição da aguardente, o processo de fermentação é interrompido. Com a adição do álcool as leveduras morrem e o vinho permanece com o teor de açúcar que tinha até então. A escolha do momento, em que o vinho será fortificado definirá se o vinho será seco ou doce.
A adição da aguardente pode acontecer em no início da fermentação, durante o processo já adiantado da fermentação e após a fermentação.
Veja alguns exemplos:
Vinhos fortificados no início da fermentação
Alguns Muscats, alguns vinhos franceses de mesa, conhecidos como “Mistelles” e alguns vinhos doces da Austrália.
Vinhos fortificados durante a fermentação
Os Portos e os Muscats de Beaume-de-Venise.
Vinhos fortificados após a fermentação
O vinho Jerez também chamados de Xérès ou Sherry elaborado no sul da Espanha, mais precisamente no “triângulo do Jerez” formado pelas cidades de “Jerez de la Frontera”, “El Puerto de Santa Maria” e “Sanlúcar de Barrameda”.
Existem outras formas de adição da aguardente, bem mais complexas, como o caso do vinho Madeira. Outros vinhos fortificados muito conhecidos são o italianíssimo Marsala da Sicília e o Banyuls, a opção dos franceses para harmonizar com chocolate.
Ainda na França, outras versões de vinhos fortificados podem ser encontradas. Exemplo delas são os Maurys elaborados geralmente com as uvas grenaches. Ainda entre os franceses há os vinhos fortificados Rivesalts, blanc e rouge e os Muscats, de diversas regiões.
por Camila H. Coletti
Veja eventos de vinhos, bebidas, gastronomia e lifestyle na AGENDA ENO ESTILO
Conheça mais a revista Eno Estilo
Vinho da Semana e Vinhos até 100 reais
ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia ou reprodução, em qualquer meio, impresso ou eletrônico, de qualquer conteúdo deste site, sem a prévia autorização por escrito da editora da Revista.
» » Vinho contém álcool que é permitido apenas para maiores de 18 anos. Se beber não dirija. « «